Além da vida gastronomica, uma das coisas que eu mais gosto de São Paulo, é o fato de tudo acontecer aqui, eventos, lançamentos e novidades. Semana passada, fui convidada pela equipe da Farfetch para conhecer, com outras duas blogueiras, o Festival des Métiers, em que os artesãos da Hermés, vindos diretamente da França, mostravam ao vivo como eram confeccionadas as peças para a marca.

hermes5

Fiquei impressionada o quanto eles dão valor aos pequenos detalhes. Além de tudo ser confeccionado à mão, se uma pequena peça sai com um errinho mínimo, ela é descartada e refeita novamente.

Na foto, a moça pintava um pote de cerâmica e explicou que já trabalha com isso há mais de 8 anos. O processo inteiro dura horas, já que é dividido em etapas e precisa ir ao forno para aquecer e fixar a tinta. Uma curiosidade que ela nos contou, é que cada pote MÍNIMO dessa tinta, custa em torno de 120 euros!

Exposicao-Hermes

A produção do lenço, ícone da marca, foi a mais esperada por todos. O artesão nos explicou que o processo inteiro pode durar anos e que é divido da seguinte forma:

1. O designer monta o desenho, um esboço para a futura estampa;
2. São escolhidas as cores;
3. Depois de aprovado, são feitas telas em relevo desse desenho;
4. Da tela para o tecido de seda, são usadas tintas com uma espécie de espátula;

Curiosidade: a mesa em que fica o tecido de seda, é aquecida, não existem ar condicionados na sala que se confecciona o lenço, tudo isso para ele secar mais rápido.

Hermes2

Hermes3

Depois dessa exposição, consegui entender o porquê da marca ser tão cara e clássica. As peças são todas confeccionadas à mão na França, muitas delas demoram anos para serem feitas, e além disso, todos os materiais usados são de primeira linha. Uma bolsa de lá, é como se fosse uma jóia, dura anos e passa de geração por geração.

A exposição infelizmente já terminou, mas não podia deixar de mencionar por aqui.

Muito legal saber disso, gostaram do post?

Facebook Comments

Related posts:

Estudante de jornalismo, apaixonada por moda desde pequena e vê no blog um espaço para compartilhar suas dicas e idéias.