blogueira-iniciante

Costumo receber muitos e-mails de leitoras/blogueiras, pedindo sugestões de nomes para seus blogs, dicas, divulgação… e uma série de outras coisas. Pensando nisso, decidi escrever um guia prático à respeito desse tema, para poder ajuda-las, afinal já são quatro anos de Fashion Sandwich e já aprendi bastante coisa.

Com essa explosão que os blogs estão tendo atualmente, o que mais tem surgido, são milhares de novos deles a cada ano. As blogueiras são vistas hoje, como formadoras de opinião e seus blogs como empresas sérias. Mas vale ressaltar que uma coisa é consequência de outra, não adianta querer criar um blog hoje e desejar que amanhã ele tenha mais de mil acessos diários. Não é assim que funciona. Pode perceber, as principais bloggers começaram seus blogs como um hobby e foi apenas depois de alguns anos, que as transformaram em um negócio lucrativo.

ANTES DE CRIAR O BLOG…

– Faça essas perguntas para si mesma: qual será meu público alvo? Vou escrever sobre o quê? O que posso oferecer de diferencial? Vai ter canal no Youtube?

Aconselho você a fazer uma pesquisa antes, descobrir quem será um possível concorrente, buscar inspirações e assim vai. Depois que souber responde-las, ai sim, estará pronto parar criar um blog.

COM O BLOG EM MENTE…

– Nome: o item mais importante, claro, ele representará TUDO pois é por meio dele que se sabe do que se trata o blog.

Sei que a maioria já deve saber, mas pense em algo CRIATIVO, inovador e quem ninguém tenha pensado. Blogs com nomes comuns como por exemplo, “Blog da Carol” já existem vários, crie algo que se relacione com o tema que abordará ou que cause impacto. Nomes como “Borboletas na Carteira”, “Depois dos Quinze”, funcionam exatamente dessa maneira, pois sem conhecer, não sabemos ao certo qual é o assunto abordado.

Outra coisa que acho chata, é o uso de “-“ no nome, exemplo “Fashion-Sandwich.com”. Além de ficar feio, não combina muito.

– Layout: segundo item mais importante de um blog. O layout é a sua identidade visual, e ele é um dos responsáveis por fazer o leitor retornar em seu site. Fala sério, se vocês acessassem um blog com cores feias, fontes normais e sem algo que lhe chamasse atenção, iria voltar? Não. Claro que não, nossos olhos gostam de ver coisas bonitas e que chamem atenção, certo haha?!

Mas calma lá, existem vários layouts de graça tanto no WordPress.com quanto no Blogger, é só modificar algumas coisas que seu blog estará ótimo. Caso queira investir em algo mais profissional, existem vários webdesigners que fazem esse trabalho e não cobram muito caro, basta pesquisar por aí.

– Conteúdo: depois da parte burocrática, esse é quesito de longe, MAIS IMPORTANTE.

Caso seu blog seja de moda, por exemplo, antes de escrever qualquer post você deve pesquisar, se informar e estar sempre antenada com tudo que estiver acontecendo.

A escrita é outro fator importantíssimo. Errar é normal, eu mesma já cometi vários errinhos, o que não pode, é deixar que esses erros se tornem algo frequente. Quando comecei o F.S, tinha de 14 para 15 anos e obviamente não escrevia perfeitamente bem, mas a minha mãe sempre me ajudou e isso pode ser uma dica para você. Além de reler várias vezes antes de postar, peça para alguém mais velho ler o post também.

As imagens também são essenciais, procure postar aquelas que estejam com uma qualidade boa e que sejam mais ou menos do mesmo tamanho da sua caixa de post. Outra coisa que tomo muito cuidado aqui no blog, são as montagens, a maioria dos posts que escrevo tem no mínimo uma. Como já mencionei, edito-as no Photoshop, mas hoje em dia existem vários sites que fornecem os mesmos recursos praticamente, como é o caso do Pic Monkey.

Meninas, espero que tenham gostado desse post, se ele tiver uma repercussão bacana, posso escrever a segunda parte. O que acham? Ahh e o mais importante, espero ter ajudado também.

Beijos

Fotos: minha autoria e We Heart It

Facebook Comments

Related posts:

Estudante de jornalismo, apaixonada por moda desde pequena e vê no blog um espaço para compartilhar suas dicas e idéias.