Oi Meninas, tudo bem?

Atendendo ao pedido da leitora Julia Vieira, vou falar um pouco mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda, que é o que estou cursando na faculdade.

Eu faço faculdade na FMU, no campus da Liberdade. A grade de matérias da faculdade foi bem cansativa no começo, pois, tive muita teoria. Só fui ter matéria prática no 5o semestre. Não sei se em toda faculdade é assim, mas na minha o começo foi bem chatinho. Tive aulas de História da comunicação (história do rádio, da TV, da revista), Filosofia, Antropologia, Sociologia, Geopolítica, MÉTODOS QUANTITATIVOS (sim, nem aqui estamos livres da bendita matemática) Economia, etc. Mas tirando essa parte chata, o restante da grade é só coisa boa, como:

– Fotografia publicitária: Nesta aula a gente aprende a manusear desde as máquinas antigas até as de atualmente e TODAS as suas funções. Fotografia por hobby já é uma delícia. Aprender a fotografar com algum fundamento é melhor ainda.
Editoração e produção gráfica: Nesta matéria vocês irão aprender as funções básicas dos programas de editoração que são: Photoshop, Corel draw, Illustrator, Dreamweaver. Infelizmente o tempo é o curto para aprender TUDO apenas na aula. Portanto, o jeito é ouvir as dicas dos professores e fuçar muito nestas ferramentas, porque todas são bem parecidas. Quem quiser seguir na área de criação, eu acho bem válido fazer um curso à parte apenas destas ferramentas. Vai chegar a um determinado ponto do curso, que elas serão essenciais.
– Criação: Momento de botar em prática o que você aprendeu nas aulas de editoração. Nesta matéria começam as criações de peças gráficas como: revistas, outdoors, banners, folders e tudo mais que a criatividade de vocês quiser.
– Técnicas de redação: Sou suspeitíssima para falar de redação. É a matéria que mais gosto. Nesta matéria vocês irão aprender como persuadir todos os tipos de público utilizando a linguagem adequada. Quais palavras chaves utilizar, quando o texto deve ser curto ou não e etc. Para complemento, também tem a matéria de redação e expressão oral, onde vocês poderão desenvolver melhor os textos aplicando as técnicas corretas. Redação e criação andam juntas. Para uma boa peça de revista, por exemplo, a imagem tem que completar o texto e vice versa.
– Produção Audiovisual: DELÍCIA de matéria. Essa aula geralmente é feita no laboratório de rádio e TV. As 03 primeiras aulas são feitas em sala. Essa matéria também tem 02 etapas. A primeira etapa é voltada para rádio e a segunda etapa voltada para televisão. Vocês vão aprender a criar roteiros para a produção de comerciais de TV e propagandas de
rádio. É um pouco trabalhoso, mas muito divertido na hora de gravar. Ahh os atores das gravações são vocês mesmos viu rsrs. Eu amei esta matéria.
– Mídia: Esta aula é bem interessante. Vocês irão aprender como calcular o preço de veiculação de campanhas nos meios de comunicação. São informações importantes para quem pretende seguir nessa área. Afinal, você terá de saber quanto deverá ser cobrado para a veiculação de um comercial de 15 segundos, qual valor de um anúncio de revista de meia página, e etc.

Ainda tem outras matérias, mas quis falar apenas das principais. Apesar de eu estudar na FMU, não recomendo a realização do curso de Publicidade e Propaganda nesta instituição. Tive professores SENSACIONAIS, porém, a estrutura da faculdade para este curso deixa um pouco a desejar, em especial, nas aulas práticas. A Cásper Líbero é uma faculdade apenas com cursos de comunicação, super recomendo. Visitei a Anhembi Morumbi (campus Bresser) e lá tem uma estrutura bem legal também. A FAAP é simplesmente um SONHO. Dá vontade de estudar lá noite e dia rs. Tem TUDO que você precisa e não precisa naquela faculdade.

Espero que eu tenha matado algumas das curiosidades de vocês. Quem quiser a grade completa do curso é só pedir que eu envio por e-mail e se tiverem dúvidas é só me perguntar.

Recado para as futuras publicitárias: Vocês NUNCA mais vão conseguir ver uma revista sem reparar nos errinhos de comunicação. NUNCA mais vão assistir a um comercial de televisão sem se perguntar o porquê ele foi feito daquela forma. NUNCA mais cairão nas promoções de LEVE 2 PAGUE 1 do supermercado, dentre outras coisas. Mas tenho certeza que irão se apaixonar por esta profissão.

Beijos
Bia ribeiro!
Instagram: @biaribeiro25
Twitter: bia_ribeiroo
Facebook: http://www.facebook.com/amabeatrizribeiroo

Facebook Comments

Related posts:

Estudante de jornalismo, apaixonada por moda desde pequena e vê no blog um espaço para compartilhar suas dicas e idéias.