Olá Meninas, tudo bem?

Semana passada eu dei dicas de como se sair bem no vestibular e para complementar este assunto, hoje vou falar sobre um item MEGA importante para a prova: a Redação.

A redação equivale pouco mais de 50% da prova e se for bem feita poderá te deixar com muitos pontos na frente dos outros candidatos. Vamos às dicas?

– Para começar, leia e releia o enunciado. Certifique-se de que entendeu a proposta. Os textos de apoio irão ajuda-la a desenrolar melhor o tema. A sua boa interpretação de texto também será avaliada.

– A proposta de redação contém informações que vocês obrigatoriamente já devem saber antes mesmo da prova, pois está no manual do aluno. Uma delas é o formato. Se o enunciado pede uma redação dissertativa, faça-a. Não incremente com diálogos, poesia, sonetos, etc. Siga o formato solicitado para que sua redação não seja anulada.

– Você não fará uma redação maravilhosa da noite para o dia, portanto, treine. Leia redações dos anos anteriores e tente refazê-las utilizando o mesmo tema. Não tenha medo de escrever, o que você aprendeu você sabe. Bote a cabeça para funcionar. Para escrever bem, tem que praticar e MUITO.

– Muitas pessoas tem um certo medo sobre qual tema será pedido para redação. Para não ter nenhuma surpresa, se mantenha atualizada com as notícias do dia a dia, política, coisas importantes que estão acontecendo no país, etc. Os temas de atualidades podem te ajudar em outras questões da prova 😉

– Geralmente há um texto auxiliar para o desenvolvimento da redação. Preste bem atenção no nome, o texto serve para auxiliar e não para copiar.

– Não escreva o texto direto na folha de redação. Utilize a folha de rascunho, para que não haja rasuras e alterações na folha original.

Bom meninas, por hoje é só. Ainda tenho mais dicas de redação, mas vou deixá-las pra quando estiverem mais pertinho da data de realização da prova!

Gostaram?

Beijos

Bia Ribeiro

Facebook Comments

Related posts:

Estudante de jornalismo, apaixonada por moda desde pequena e vê no blog um espaço para compartilhar suas dicas e idéias.