Oi meninas, tenho certeza que vocês vão adorar a nova colaboradora do blog. Como muitas de vocês, assim como eu, vão prestar vestibular esse ano e ainda tem algumas dúvidas, nada melhor do que a Ana Beatriz Ribeiro para esclarecer. Olha só o primeiro post que ela preparou, já esclarece muitas perguntas.

Acabou o ensino médio e agora?
O encerramento do ensino médio é o começo de uma nova etapa na vida de todos nós. A princípio, essa transição nos assusta um pouco, pois, é um momento que irá traçar nosso futuro.
É normal que muitas perguntas venham à cabeça nesta época da vida e eu vou responder algumas das diversas dúvidas que irão surgir na cabeça de vocês.

1- Acabou a escola e eu não sei o que fazer. E agora?

Não se desespere, essa indecisão é saudável e te fará colher bons frutos no futuro. Se você está na dúvida sobre o que cursar na faculdade, espere. Não tenha pressa de entra na faculdade só porque os seus amigos estão entrando. Procure orientação vocacional, assista a palestras sobre assuntos profissionais (com certeza você se identificará com algum tema). Se estiver na dúvida entre alguns cursos, procure conversar com estudantes ou profissionais da área desejada, para que todas suas dúvidas sejam esclarecidas.

2- Terei menos chances na vida profissional por não cursar uma faculdade pública?
Jamais! Esse pensamento deve ficar bem longe de sua cabeça. Em um primeiro momento, o nome da faculdade poderá falar mais alto em seu currículo, mas nada irá ser mais pesado que a sua apresentação pessoal. Muitas pessoas estudam em faculdades públicas e renomadas e não tem tanta desenvoltura quanto uma pessoa que estudou em uma faculdade particular. A chance da sua vida parte de dentro de você, junto com a sua vontade de crescer. Não se apegue aos nomes de instituições de ensino, se preocupe em estudar muito e aprender sobre aquilo que será sua futura profissão.

3- Fazer cursinho irá me ajudar a sair melhor no vestibular?
Sim. O cursinho preparatório para o vestibular te dará mais que 70% de chances de ser aprovado na faculdade de seus sonhos. Mas devo dizer que a vida de cursinho não é nem um pouco fácil. Conformo-se em ter um ano de sua vida TOTALMENTE dedicado aos estudos, poucas saídas com os amigos (se distrair de vez em quando será necessário), simulados aos finais de semana e etc. Vai te dar vontade de desistir várias vezes, mas quando isso acontecer lembre-se do quão gratificante será para você e seus familiares, ver a realização de um sonho se tornando realidade e o melhor de tudo, com fruto dos seus esforços, das suas noites mal dormidas. É cansativo, mas valerá a pena, pode ter certeza.

Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas sobre este tão temido momento da vida. Boa sorte a todos!

Ana Beatriz Ribeiro.

Ps: quem tiver alguma dúvida ou sugestão de post, é só indicar via comentário!

Facebook Comments

Related posts:

Estudante de jornalismo, apaixonada por moda desde pequena e vê no blog um espaço para compartilhar suas dicas e idéias.