Talvez esse tenha sido o post mais pedido desde que o F.S se tornou “conhecido” digamos. Não sei se sou a pessoa certa para escrever sobre esse assunto, pois acho que o blog tem que crescer muito mais e sempre atendendo ao pedido de vocês – leitoras – claro.

Primeiramente vou contar a história do blog para que vocês entendam melhor. Comecei o blog há dois anos atrás com uma amiga, a Ju, por falta de tempo ela acabou saindo do blog logo no início e eu, claro continuei. Desde pequena sempre fui fanática por moda, não é a toa que minha primeira palavra foi bolsa, fui crescendo e convivendo cada vez mais nesse mundo fashion. Depois de ter criado milhões de blogs no Blogspot, Weblogger (quem lembra?!) e em muitos outros sites free decidi criar o Fashion Sandwich, um blog onde ia falar de tudo que envolvesse o mundo da moda. Comecei no WordPress free e conforme foi ficando cada vez mais profissa, fui mandando fazer layout, comprei um host… Ano que vem o blog já vai completar três anos e é muito gratificante ser reconhecida por vocês, é uma alegria imensa!

Para não ficar uma Bíblia, vou separar esse post em partes e para isso vamos começar desde o início.

Antes de mais nada estabeleça metas. Pegue aí um caderninho e anote: sobre o que você vai falar no seu blog, quer ganhar dinheiro? usa-lo só como hobby? quantas visitas você espera por mês e esse tipo de coisa. Isso vai te ajudar muito, assim você estará focada em realizar essas metas mas não esquecendo do conteúdo, claro. No Tumblr da Kah do blog Eaí, beleza?, ela dá várias dicas, só dar uma lida.

Primeiro passo: criação do nome

Nome é uma das coisas mais importantes para um blog, ele que vai chamar atenção de alguém para que acesse seu blog. Desculpa, mas na minha opinião nomes que começam com BLOG DA fulana, ciclana… estão so last season! Invente algo criativo, que tenha a ver com o nome do blog também, porque não adianta chamar por exemplo: cantinho da juju se o blog é de moda! O Fashion Sandwich surgiu do nada, estava no meio da aula pensando em algum nome para o blog e surgiu esse. Se inspire, pesquise em revistas, sites, livros…seja lá onde for, só seja CRIATIVA!

Segundo passo: a identidade visual

Identidade visual é o layout, o logo, e isso também atrai muitos leitores – ou não – se seu layout for muito polúido e feio rs. Mas se você acaba de criar o blog, não adianta querer contratar um webdesigner mega caro sem você ter experiência. Se você não sabe absolutamente nada sobre Photoshop ou algum desses outros programas de edição de fotos, minha sugestão é contratar alguém que faça layouts mas que não cobre muito caro. A Jessy do Bombando Horrores que fez o primeiro layout daqui, e eu também faço por encomenda só ver aqui. Tem várias outras meninas que fazem também, só pesquisar.

Se você quer arriscar um pouquinho e tentar fazer seu próprio layout, tem vários tutoriais de HTML (código usado no Blogger) espalhados pela Internet. Minha dica se você não sabe que cores escolher e tudo mais, é optar pelo clean. Menos é sempre mais!!!

Terceiro passo: Blogger ou WordPress?

De início eu sugiro sempre Blogger. Além de ser bem mais fácil de mexer, tem vários recursos bem interessantes. WordPress eu indico só se seu blog já é bem conhecido e você precisa de algo mais profissional, com mais recursos, plugins e etc… Lembrando que existe dois tipos de WordPress, o instalado e o de graça, o F.S usa o instalado pois ele já possui domínio próprio!

Esse post continua, aguardem os próximos capítulos haha!

Facebook Comments

Related posts:

Estudante de jornalismo, apaixonada por moda desde pequena e vê no blog um espaço para compartilhar suas dicas e idéias.